O Assunto #180: Hospitais no limite – quem os médicos salvam?


Emergências e UTIs lotadas. Falta de leitos, de material e de profissionais da saúde. Retratos do colapso no sistema de saúde por causa da pandemia de Covid-19. Médicos se deparam com um dilema: qual paciente priorizar? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a médica intensivista Lara Kretzer, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Lara fala das recomendações para médicos que têm poucos recursos e precisam escolher quais casos privilegiar. Participa também a repórter Gabriela de Palhano, que descreve a situação do Rio de Janeiro – onde unidades estão superlotadas, mas também há hospitais com leitos de sobra. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O aumento acelerado no número de casos de Covid-19 está sobrecarregando hospitais e, em algumas das maiores cidades do país, levando o sistema de saúde ao colapso.
Em Manaus, a sobrecarga obriga acompanhantes a dormirem no chão, embaixo das macas dos pacientes. Em Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho afirmou que a cidade passa por momento dramático e que não há onde atender mais os pacientes. E no Rio de Janeiro, o secretário de Saúde disse que a curva de casos está “descontrolada” e pode levar ao colapso da saúde ainda em maio.
Diante deste trágico cenário, médicos já se vêem obrigados a tomar decisões sobre quem será ou não atendido nas UTIs. O médico Pedro Archer, que trabalha em uma emergência da Zona Oeste do RJ, conta que já teve que decidir entre 30 pacientes quem receberia um respirador. “A gente não é preparado pra esse tipo de escolha”, afirma.
Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a médica intensivista Lara Kretzer, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Lara fala das recomendações para médicos que têm poucos recursos e precisam escolher quais casos privilegiar. Participa também a repórter Gabriela de Palhano, que descreve a situação do Rio de Janeiro – onde unidades estão superlotadas, mas também há hospitais com leitos de sobra.
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.
Logo podcast O Assunto – matéria
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
Initial plugin text

By Negócio em Alta