De acordo com o órgão de defesa do consumidor, havia irregularidades no Deskontão, que fica em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Supermercado Deskontão, na Zona Norte do Recife, não controlava entrada e saída de clientes, segundo Procon de Pernambuco
Procon de Pernambuco
Um supermercado localizado na Zona Norte do Recife foi autuado, nesta segunda-feira (4), por descumprir as medidas de segurança para evitar a propagação dos casos do novo coronavírus. De acordo com o Procon de Pernambuco, o Deskontão, que fica em Casa Amarela, não estava fazendo o controle de entrada de clientes nem assegurando o distanciamento nas filas dos caixas.
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Saiba como ficam os serviços no estado
O órgão de defesa do consumidor informou que também foram detectadas outras irregularidades no estabelecimento. Entre elas, estava a falta de profissional trabalhando com equipamentos de proteção individual.
O supermercado também não orientava os clientes sobre higienização das mãos com água e são ou álcool em gel. O Procon de Pernambuco disse, ainda, que o Deskontão já tinha sido notificado, depois de as medidas entrarem em vigor, em abril.
Por isso, afirmou o Procon, o estabelecimento deveria ter se enquadrado e implementados as alterações. O órgão de defesa do consumidor informou que 20 supermercados já receberam notificações por causa de problemas semelhantes.
Ainda de acordo com o Procon, os fiscais farão novas vistorias nesses locais para saber se foram realizados os ajustes necessários. O estabelecimento que descumprir as normas de segurança impostas por causa da pandemia estão sujeitos a multas que vão de R$ 1.050 a R$ 9 milhões.
O Procon disse que, após a autuação, a administração do supermercado tentou começar um processo de implantação de algumas medidas de proteção. Entre elas, estava a demarcação de espaços no piso do estabelecimento para garantir a distância entre os clientes.
Um funcionário também passou a orientar o uso de álcool em gel. Mesmo assim, disse o Procon, o Deskontão será alvo de procedimento administrativo e deve ser penalizado.
O G1 tentou contato com o Deskontão, pelo telefone, não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem.
Dados
Mais 220 casos do novo coronavírus e 39 mortes de pacientes com Covid-19 foram confirmados em Pernambuco, nesta segunda-feira (4).
Com isso, o estado chegou a 8.863 pacientes com a doença e 691 óbitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) (veja vídeo abaixo).
Pernambuco tem 8.863 casos confirmados e 691 mortes por Covid-19
Initial plugin text