Lockdown, com medidas mais severas no combate à propagação de Covid-19, deve ser adotada em ação conjunta com o governo do Pará e demais órgãos. Em live transmitida nesta segunda-feira (4), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho declarou que o município deve adotar o lockdown, com medidas mais severas de combate à propagação de Covid-19. Até o último boletim oficial divulgado, a capital paraense, que é o epicentro da doença no estado, registrava 2.574 casos confirmados da doença e 181 óbitos.
Prefeito Zenaldo Coutinho anuncia que Belém deve adotar lockdown
Reprodução/Twitter
De acordo com o prefeito Zenaldo, o lockdown deve ser adotado em ação conjunta com o governo do Pará e demais órgãos. Em entrevista à GloboNews, o governador Helder Barbalho disse que ia avaliar a taxa de isolamento no estado até esta terça-feira (5), para decidir se decreta ou não o lockdown.
O Prefeito informou que as quatro UPAs de Belém estão em funcionamento, assim como os PSMs. As Unidades foram alvo de diversas denúncias, em que pacientes relataram aglomeração em salas de espera, falta de médicos e demora no atendimento. No dia 26 de abril, o prefeito de Belém disse em outra live que todos os hospitais públicos e privados estão em colapso.
Para repassar informações sobre o cenário da Covid-19 em Belém, a Prefeitura criou um site que tem como objetivo ampliar a transparência das ações realizadas durante a pandemia. No site, é possível acompanhar gastos feitos, inclusive destinados à compra de EPI’s e insumos.
Ainda na live, Zenaldo falou que a Prefeitura de Belém vai intensificar os processos de higienização de espaços públicos do município. Sobre os kits de merenda escolar, o prefeito informou que nesta segunda-feira começa a distribuição do 3º lote dos kits de merenda escolar. Ao todo, mais de 70 mil kits devem ser distribuídos para alunos da rede municipal de ensino.
A Prefeitura de Belém informou que o município está em processo de aquisição de mais medicamentos para atendimento de pacientes. A aquisição está sendo feita através da Frente Nacional dos Prefeitos, do Ministério da Saúde, governo do Estado, que está recebendo os medicamentos.